Soluções caseiras para limpeza de tapetes e carpetes

Limpar tapetes e carpetes removendo toda a sujeira, desde as manchas mais difíceis, até os odores indesejáveis, não é tarefa fácil. Porém, se você realizar a manutenção adequada dessas peças a limpeza profunda ficará mais fácil.
Os tapetes e carpetes precisam ser aspirados uma vez por semana ou até com mais frequência quando estão em áreas propensas à sujeira. Isso vai prolongar a vida útil e evitar acúmulo de poeira.Para limpá-los não é preciso gastar horrores com produtos químicos. Você pode utilizar materiais simples, que já existem em casa e são de baixo custo. Veja como proceder:
Água e detergente
Algumas manchas, as mais problemáticas, causadas por itens muito escuros como vinho, café e sangue podem ser removidas apenas com água e detergente. Prepare uma solução com ¼ de detergente líquido em um litro de água fria, utilize uma escova macia e esfregue suavemente no local da sujeira. Depois de eliminada a mancha limpe a área com um pano úmido e seque com a ajuda de um secador de cabelos.
O poder do vinagre
Misture partes iguais de vinagre e água morna e aplique no tapete com um pano ou escova macia. O vinagre mata os germes que ficam entre as fibras, além de tirar odores desagradáveis.
Mesmo que a limpeza seja realizada com outra solução, ao final você pode usar a mistura ‘água e vinagre’ dentro de um borrifador e pulverizar sobre o tapete.
Limpeza a seco com bicarbonato de sódio
Polvilhe o pó generosamente sobre o tapete. Deixe agir por, pelo menos, 30 minutos, até suavizar as manchas. Em seguida, utilize um aspirador para tirar todo o pó.

Fique atento!
Limpe as manchas o quanto antes, pois caso elas sequem a remoção será bem mais complexa. Lembre-se também que, antes de utilizar um novo método de limpeza ou produto, é importante fazer o teste em uma pequena área.