Soluções caseiras para desentupir ralos

Os restos de comida na pia da cozinha e os fios de cabelo, grampos e pedaços de sabonete no banheiro, são os principais vilões para o entupimento dos ralos.

O ralo existe justamente para impedir entupimentos, porém, mais cedo ou mais tarde isso pode acontecer. Para evitar que a situação chegue a este ponto, procure não deixar corpos estranhos acumularem sobre o local. A limpeza frequente das pias da cozinha e dos banheiros é um método preventivo para evitar problemas piores com seu encanamento.

Sempre que o ralo entupir, a primeira medida deve ser usar um desentupidor específico. Coloque a ventosa do objeto diretamente sobre o ralo e, em seguida, abra a torneira para que acumule um pouco de líquido no local. Quando a água cobrir a borracha do desentupidor bombeie o objeto para cima e para baixo, fazendo pressão. Repita quantas vezes for necessário até a água escoar.

Outra medida eficiente é despejar meio copo de bicarbonato de sódio no ralo. Em seguida faça uma mistura com uma xícara de vinagre branco e meio limão espremido. Despeje esta solução no ralo depois de ter jogado o bicarbonato de sódio. Aguarde cerca de cinco minutos e jogue 2,5 litros de água quente. A água vai lavar a mistura deixando o recipiente limpo. Vale a pena repetir este processo pelo menos uma vez ao mês.

Você pode prevenir estas situações evitando jogar restos de comida e óleo de cozinha na pia. Use sempre uma ‘redinha’ para reter a sujeira. No banheiro, você pode comprar um filtro de ralo para evitar o acúmulo de cabelo e outras partículas.

Se o entupimento for mais sério o melhor a fazer é chamar um especialista.