Lave o quintal e a calçada sem desperdiçar água

Como várias regiões do Brasil vêm enfrentando dificuldades no abastecimento e distribuição de água é sempre bom ter consciência antes realizar qualquer atividade de limpeza, principalmente aquelas que “exigem” maior volume de água, como é o caso do quintal e da calçada.

De acordo com informações retiradas do site da Sabesp, ao lavar estas áreas com uma mangueira desperdiça-se, aproximadamente, 279 litros de água – isso se estimarmos uma duração média de 15 minutos para cada atividade.

Pensando em ajudar os leitores do blog Hiroclean a evitar o desperdício, resolvemos postar algumas dicas de como limpar o quintal e a calçada sem extrapolar no consumo de água.  Para começar, separe uma vassoura, sabão em pó ou detergente, água sanitária e um balde.

O primeiro passo é varrer estes locais. Se mesmo assim os ambientes permanecerem sujos, inicie o processo de limpeza pesada.

Jogue alguns baldes de água para umedecer o piso antes de aplicar o sabão. Nesta etapa, você pode reutilizar a água da máquina de lavar ou captar água das chuvas e armazenar para estas ocasiões.

Pegue o balde com água e misture o sabão ou detergente com um pouco de água sanitária. Espalhe pequenas quantidades desta combinação por todo o quintal ou calçada e esfregue com uma vassoura. Você também pode ir molhando a vassoura no balde. O importante é esfregar com força e ir empurrando o sabão na direção do ralo (isso vai facilitar sua vida na hora do enxágue).

Para finalizar, encha alguns baldes com água limpa e jogue com força, sempre em direção ao ralo. Você pode ir ajudando com um rodo, isso reduzirá a quantidade de água a ser utilizada.

Pronto, seu quintal e calçada estão limpos. Faça a sua parte, ajude a preservar o meio ambiente evitando o desperdício!