Água Contaminada

A água que abastece os lares paulistanos passa por um grande processo de purificação antes de chegar ao seu destino final. Tal processo, busca eliminar todos os tipos de impurezas, dentre micro-organismos e resíduos sólidos para que, ao ser retirada através das torneiras, já possa ser utilizada inclusive para a degustação. Mas será que na prática esta água é realmente tão limpa assim? E a água de reuso, proveniente do tratamento de esgoto, teria condições de ser utilizada em nossos lares? E o que acontece se água contaminada for utilizada para o consumo? É respondendo estas perguntas que a Hiroclean abordará o tema neste artigo.

Nunca se discutiu tanto sobre a utilização da água quanto no atual momento por conta da crise hídrica que a capital e outras cidades do sudeste brasileiro vem enfrentando. Por conta disto, há relatos de moradores de bairros da capital que, inclusive já estariam passando por racionamento de água, estaria chegando aos lares com uma coloração e cheiros estranhos. O problema, neste caso, pode estar relacionado não exatamente à qualidade da água tratada e sim à manutenção dos encanamentos e depósitos. É provável que, quando há o racionamento, em seu retorno, a água carregue consigo detritos acumulados nas tubulações que antes, na verdade, vinham dissolvido na água consumida.

Uma das soluções que foi proposta por governantes é a utilização da água de reuso para o abastecimento domiciliar. A água de reuso nada mais é do que aquela que é retirada do esgoto e tratada. Ela pode ser utilizada, na primeira etapa, para a indústria e agricultura. Numa segunda etapa, a idéia é utilizá-la para abastecer os reservatórios de água, como o da Cantareira, que está entrando em colapso. A partir deles, a água passará por um novo tratamento que a tornaria apta para o consumo. A idéia é tão interessante que poderia até servir como inspiração para a despolição dos rios paulistanos.

Na escassez, uma das soluções encontradas foi a utilização de água proveniente de poços artesianos. Porém, na região da grande São Paulo, os lençóis freáticos estão parcialmente contaminados, resultado de um constante descaso da administração pública. Se consumida diretamente, esta água pode causar doenças como infecções gastrointestinais, o que é uma das principais causas da mortalidade infantil em bairros periféricos das grandes cidades. Uma das soluções é a utilização de compostos químicos que, misturados à água, a tornam pura. Além deles, outra solução é fervê-la antes do consumo. Por fim, antes de consumi-la, o ideal é que ela passe por uma filtragem.

One thought on “Água Contaminada

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Olá!

Gostaria de receber uma ligação?

NÓS TE LIGAMOS
Informe seu telefone que entraremos em contato o mais rápido possível.
Gostaria de agendar e receber uma chamada em outro horário?
Deixe sua mensagem! Entraremos em contato o mais rápido possível.
LIGAR
Ícone do Whatsapp branco em fundo verde