Carpetes – A Importância de mantê-lo sempre limpo

Dica: Carpetes – A Importância de mantê-lo sempre limpo

Carpetes – A Importância de mantê-lo sempre limpo

“Carpetes e tapetes são muito vulneráveis ao acúmulo de partículas de sujeira que podem ser trazidos da rua pelas solas de sapatos, além de pó, escamas de pele, fios de cabelo e pêlos de animais provenientes do ambiente interno da casa”, explica Tatiane Tomazella, biomédica e pesquisadora na disciplina de Infectologia da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo).

Todas as partículas ficam presas em meio às fibras dos carpetes e também dos tapetes e “criam um ambiente propicio para a proliferação de microrganismos como bactérias, fungos e ácaros” diz ela. Com o passar do tempo, a sujeira pode gerar reações alérgicas, como crises de espirros, conjuntivite e outras doenças respiratórias. Por isso a extrema importância de mantê-los sempre limpos e a intervenção de uma empresa especializada se torna indispensável.

Pois a tarefa de limpar um carpete não é nada simples. Tatiane indica que, para uma manutenção de limpeza periódica, seja utilizado um aspirador de pó, ele irá retirar as impurezas que ficaram grudadas nas fibras, o ideal é passá-lo semanalmente. Depois disso, é necessário remover pequenas manchas ocasionais no tapete ou carpete. “Isso pode ser feito com o auxílio de uma esponja ou um pano limpo e úmido e um sabão ou detergente neutro”, explica Tatiane.

Outra dica importante é deixar o tapete secar por completo antes de colocá-lo de volta dentro de casa. Isso porque, a superfície úmida favorece a proliferação dos microrganismos. Além da limpeza semanal, feita de maneira caseira, tapetes e carpetes também devem ser totalmente lavados a cada seis meses ou, no mínimo, uma vez ao ano. Nestes casos, é melhor procurar a ajuda de uma empresa especializada neste tipo de serviço.

Se você tem crianças pequenas, animais, ou ambos, o cuidado deve ser ainda maior. No caso dos animais, o maior problema ocorre quando ele, contrariando tudo o que você ensinou, decide fazer suas necessidades na sala ou no quarto. Em casos como este, o ideal é retirar a sujeira, caso ela seja sólida, e fazer a limpeza com água e sabonete neutro.
No caso das crianças, é importante manter o carpete limpo porque, principalmente até os quatro anos, é normal que elas brinquem o dia todo no chão. Além disso, os pequenos têm a mania de levar as mãos à boca, aumentando assim a chance de contaminação.

Se você tem uma criança com alergia asmática ou que sofre de bronquite, evite ao máximo a colocação de carpetes e tapetes no quarto. Isso porque, ele aumenta a chance de seu filho sofrer com crises da doença. Caso vocês se mudem para uma casa cujo piso é de carpete, providencie uma limpeza profunda com uma empresa especializada o mais rápido possível.

 

Hiroclean, especializada em limpeza e higienização de tapetes e carpetes há mais de 20 anos. Consulte nossos valores!

Comments are closed.

Entre em contato já para saber mais sobre os nossos serviços!

São Paulo: (11) 2371-7243

Campinas: (19) 3308-1139

  • Limpeza, impermeabilização e higienização de sofás;
  • Hidratação de couros;
  • Lavagem de divisórias, tapetes e carpetes;
  • Limpeza de cortinas e persianas, etc...​
Fale Conosco

Serviço Especializado!

Ligue: (11) 2371-7243

Ligue: (19) 3308-1139